Caros,
Não estou mais trabalhando em Fortaleza.
Mas atendo pelo internet, com aulas à distância.
Entrem em contato pelo email teresapontocom@gmail.com ou pelo nome Skype teresapontocom!


domingo, 3 de março de 2013

Como se preparar para uma apresentação oral em inglês

Aproveite a oportunidade da oral presentation para praticar seu inglês e
esteja sempre bem preparado para falar com aulas de inglês particulares
em Fortaleza

O dia da apresentação oral é um terror para 90% dos alunos de inglês. Essa é uma tarefa em que o aluno tem que se expôr a todos os colegas, usando uma língua que ele não domina bem, enquanto, ainda por cima, está sendo avaliado pelo professor. Eu também já estive nessa situação e, believe me, eu sei que não é fácil.

Por outro lado, a ansiedade maior de 90% dos alunos é falar inglês e, para aprender a fazer isso, só tem um jeito: falando! É por isso que seu professor pede pra você fazer a apresentação oral, não por sadismo, nem especificamente pra ele poder avaliar seu speaking, mas pra você ter uma chance de falar inglês ininterruptamente, independentemente, sobre um assunto pré-preparado (essa parte é pra facilitar sua vida, pode acreditar!).

Mas poucos professores (na minha vida de aprendiz de línguas, nenhum) se lembram de explicar o que exatamente esperam do aluno na apresentação oral e também não ensinam como preparar as infames presentations. Aqui vão algumas dicas que eu aprendi da pior forma: vendo uma colega de sala dar uma apresentação oral perfeita logo depois de eu ter feito a apresentação mais confusa da minha vida (até hoje eu me arrepio pensando em como eu fiz papel de boba na frente de 20 estranhos do mundo inteiro, com uma apresentação mal preparada).

Keep it simple
O melhor conselho que eu posso te dar para suas oral presentations é keep it simple! Ou seja, tente manter as coisas o mais simples possível, evitando exageros ou floreios, que só vão te proporcionar mais oportunidades de errar.

Passo 1. Definir um tema
Se o professor já não tiver te dado um tema, procure um com o qual você se identifica. É melhor falar sobre algo que você gosta e conhece porque faz você se sentir mais seguro na hora de apresentar-se na frente dos colegas.
Aqui também vale a máxima keep it simple. Procure um tema limitado, ou limite o tema dado pelo professor. Por exemplo, é mais fácil fazer uma presentation sobre "biblioteca" do que sobre "literatura francesa". Se o professor, por exemplo, pediu pra você falar sobre a Austrália, é melhor limitar o assunto para "aborígenes" ou "Canberra" que falar da geografia, história e cultura australianas.

Passo 2. Pesquisar vocabulário
Tendo em mente o seu tema, faça uma lista de palavras-chave para usar na apresentação (se você conseguir ensinar vocabulário para seus colegas, seu professor vai amar!). Mais uma vez, keep it simple. Não adianta fazer uma lista enorme, que você vai certamente esquecer no meio da apresentação. Escolha meia dúzia de palavras. Isso mesmo, seis. Vale mais a qualidade que a quantidade.
Para o tema "animais de estimação", por exemplo, você pode procurar as palavras "cachorro", "gato", "latir", "miar", "lamber", "rabo", "pelo" e "patas". (Estou pensando em uma apresentação para níveis mais iniciantes. Se você já é mais avançado um pouquinho, siga os mesmos passos e o mesmo princípio - keep it simple - e adapte para o nível da sua turma.)

Passo 3. Preparar frases prontas
Quando você está na frente da sala, estando nervoso ou nem tanto, é possível que você tenha momentos de "branco", quando você esquece qual a próxima coisa que ia dizer ou como falar alguma coisa em inglês. Para evitar constrangimentos - e ficar mais nervoso ainda - prepare uma lista de go-to sentences, ou seja, uma listinha de frases prontas que você pode usar enquanto ganha tempo para se acalmar e lembrar o que você ia dizer. Use palavras da sua lista de vocabulário nas frases.
Para máxima eficiência, seria bacana se cada frase valesse como "subtítulo" da sua apresentação, te lembrando do próximo "parágrafo" da sua fala.
Outra vez, keep it simple: frases simples e estrutura de apresentação simples. Escolha apenas três sou quatro. No meu exemplo "animais de estimação", as frases poderiam ser:

I like cats but I prefer dogs.
My dog likes to bark and to walk on the park.
My cousin's cat has beautiful white and yelow hair.
Dogs wag their tails when they're happy.

E coisas do tipo. Pratique as frases para que elas sejam um porto seguro, um momento de calma. Não deixe que elas virem mais uma informação que vai te dar trabalho para lembrar. Se você não tem certeza se as frases estão corretas ou como pronunciar alguma palavra, cheque com seu professor antes da data da apresentação.

Então é isso, da próxima vez que seu professor pedir uma oral presentation, não sofra: esteja bem preparado, lembre de respirar e have fun!