Caros,
Não estou mais trabalhando em Fortaleza.
Mas atendo pelo internet, com aulas à distância.
Entrem em contato pelo email teresapontocom@gmail.com ou pelo nome Skype teresapontocom!


sexta-feira, 19 de julho de 2013

Começar de novo - false beginners

Recomeçar os estudos de inglês pode ser uma experiência
significativa com a teacher Teresa - aulas em Fortaleza

Tem gente que já começou a estudar inglês antes, há algum tempo, e parou, teve que parar ou não quis continuar. Eu entendo a situação - mesmo. Eu já tentei tirar minha carta de motorista não uma, nem duas, mas três vezes, sem sucesso. E não é que eu bombo na prova prática - eu nunca nem cheguei na prova prática. Só nunca deu certo.

Mas acontece que eu preciso dirigir, e você precisa saber inglês, não é? A gente convive com a sensação de que tem um compromisso pendente e um dia, bravos, resolvemos recomeçar.

Só que recomeçar tem um negócio muito chato que é ter que refazer passos já anteriormente cumpridos. Atenção porque o seguinte é o que acontece com muita gente que já "começou inglês várias vezes" sem sucesso com a continuação: o aluno fica entendiado com ter que estudar outra vez o que já estudou, fica achando que inglês é aquilo sempre, ou bate de frente com a mesma dificuldade que tinha antes e decide que inglês não é pra ele, e desiste, e larga o curso de novo.

Tem tanta gente nessa situação que há um nome para o "nível" que eles representam, que as escolas (responsáveis) usam para organizar as turmas: false beginners - falsos iniciantes, gente que vai cursar o nível iniciante mas que já estudou inglês antes.

Se este for seu caso, talvez entender o que está acontecendo possa te ajudar a superar os primeiros momentos do retorno aos estudos de inglês.

Por que você precisa estudar de novo o que já estudou antes?
Porque o mais provável é que você tenha esquecido, talvez não tudo, mas alguma parte. Seu professor quer ter certeza que você consegue usar as estruturas básicas porque é com elas que ele vai trabalhar as próximas. A função de rever o que já se estudou é fazer você se dar conta daquilo que sabe e te colocar no controle dessas estruturas.
Encare como uma oportunidade de falar. Se você realmente já sabe usar aquilo que o professor está te reapresentando, use, e fale - pratique seu speaking e sua boa pronúncia.

Tem muita coisa nova pela frente
Não fique achando que inglês é só aquilo mesmo que você já viu várias vezes, na escola, naquele curso antigo, naquela outra escolinha da moda... Tem muita, mas muita coisa mesmo pela frente. Desafios like you wouldn't believe it.
Minha teoria pessoal é que falar inglês é divertido. Usar línguas estrangeiras é divertido. Igual aquele seu amigo marombeiro que te jura que malhar é prazeroso? Aprender uma língua estrangeira também é. Mas como seu amigo marombeiro, você também vai precisar encarar alguns momentos difíceis para que a experiência toda tenha sentido. Dê o melhor de si e confie nos resultados.

Sobretudo, não largue o curso antes de ultrapassar o ponto em que você desistiu da última vez
Pois é a partir daquele momento que o esforço de recomeçar vai passar a dar frutos e ter sentido. Não se engane, o tempo que você já estudou antes vai ser útil sim, e vai te ajudar a completar bem a fase de beginner. Quando você menos esperar, seu inglês vai começar a se desenvolver e vai ser cada vez mais fácil pra você falar inglês.

Uma boa professora de inglês, nesse processo, pode fazer toda a diferença, pois pode te proporcionar uma experiência diferente daquela que você teve antes com o mesmo nível de inglês, evitando que você se entedie e garantindo que haja aprendizado novo no conteúdo repetido.

Para aulas significativas com uma professora bem preparada, aqui em Fortaleza, estude com a teacher Teresa.